Projeto coordenado pelo prof. Marcio Tavares d'Amaral e vinculado ao IDEA - Programa de Estudos Avançados/ECO-UFRJ

Os Assassinos do Sol: uma história dos paradigmas filosóficos (Kant)

Quinto da série de nove livros baseados nas aulas do Curso Comunicação e História do Pensamento, oferecido pelo prof. Marcio Tavares d´Amaral na Pós-ECO/UFRJ desde 2002, e nas propostas do Projeto História Filosofia Religião: Interfaces, sob sua coordenação. O Volume 5 - Kant (ao lado) foi publicado em 2020 pela Editora UFRJ.

 

Resumo da obra Os Assassinos do Sol (Volume 5 - Kant)

O quinto volume da série Os assassinos do Sol é dedicado ao filósofo Immanuel Kant (1724-1804), considerado o principal filósofo da Era Moderna. No livro, Tavares d`Amaral explora o pensamento do filósofo prussiano, cuja obra aponta em duas direções: a primeira, em que Kant demonstra o funcionamento autônomo da razão, e a segunda, considerada pelo autor a maior revolução operada por Kant, que repercute até hoje: para dar conta do ato moral, da liberdade da vontade humana, o filósofo reconheceu a deficiência da razão e, para saná-la, trouxe a religião da esfera privada para o espaço público da razão. Tavares d`Amaral, no entanto, ressalta que Kant não é “culpado”, mas deve ser considerado responsável (do ponto de vista dos hábitos mentais e dos paradigmas do Ocidente moderno até a atualidade) pela presença da religião na política, que se exprime hoje nas formas de fundamentalismos e  polarizações com que temos de lidar.

 

Resumo da série Os Assassinos do Sol

"Os Assassinos do Sol é o título geral de uma história particular dos paradigmas filosóficos ocidentais. O título é uma metáfora para o Ocidente, terra onde o sol se põe (Abendland). É uma metáfora, mas espero que possa dar conta do momento tortuoso em que vivemos, em que se diz que a História acabou. A obra completa não será uma história da filosofia nos moldes tradicionais, destacando autores e escolas em ordem cronológica, mas traçará os momentos de constituição e surgimento de ideias demarcadoras do pensamento na civilização ocidental, que vão desde o século VI a.C até os dias de hoje (não precisamente nessa ordem). Cada volume virá com o período correspondente abaixo do título geral, a saber: Patrística, Gregos, Escolástica, Renascimento, Kant, Hegel, Kierkegaard e Schopenhauer, e Nietzsche" (Marcio Tavares d´Amaral, 2015).

Entrevista com Marcio Tavares d´Amaral sobre Os Assassinos do Sol, nO Globo, aqui.