Projeto História Filosofia Religião - Interfaces

Projeto coordenado pelo prof. Marcio Tavares d'Amaral e vinculado ao IDEA - Programa de Estudos Avançados/ECO-UFRJ

Comunicação e História do Pensamento

O Curso Comunicação e História do Pensamento é ministrado pelo professor Marcio Tavares d´Amaral desde 2002 na Pós-graduação da ECO-UFRJ e está organizado em vários cursos temáticos. O objetivo é apresentar uma história dos paradigmas filosóficos para investigar e debater a origem e o desenvolvimento da cultura ocidental, herdeira das fontes grega e judaica (nas suas relações entre razão e fé, filosofia/ciência e religião), até o momento “pós-moderno” atual em que se diz que a história dessa cultura acabou, ou seja, quando é decretado o fim dos fundamentos, do real e da verdade. As aulas focam ainda na proposta de uma resistência não reativa nem ressentida à pretensão pós-moderna ao discurso único globalizado, em que prevalece o jogo entre eficácia, virtual e simulacro. 

O curso é oferecido no período letivo, às quartas-feiras, das 11h às 13h, em salas da Pós-graduação da ECO. Até 2008, as aulas foram gravadas em fitas K7; e posteriormente, em equipamento digital. Todas as aulas serão disponibilizadas em formato MP3, de acordo com o período a que se referem (ver ao lado).

*Apesar do curso Comunicação e História do Pensamento ter se iniciado em 2002.2 com as aulas sobre a origem e o desenvolvimento da filosofia e da cultura grega, o período da Patrística, cujas aulas foram oferecidas em 2003.2, foi intencionalmente escolhido para começar a contar esta específica história dos paradigmas filosóficos por marcar a formação da cultura ocidental.

* O conteúdo das aulas está disponível integralmente, ou seja, não foram feitos cortes/edições nos arquivos a fim de oferecer a maior parte possível do material registrado. Desse modo, cada arquivo contém a íntegra da gravação, mantendo-se, inclusive, ruídos, falhas e eventuais interrupções.

* Os demais cursos serão acrescentados aos poucos no site.

Gregos 1

Séculos VI a.C a I d.C
Curso de 2002.2