Projeto coordenado pelo prof. Marcio Tavares d'Amaral e vinculado ao IDEA - Programa de Estudos Avançados/ECO-UFRJ

IDEA - Programa de Estudos Avançados

Criado na década de 1980 pelo professor Marcio Tavares d´Amaral, o IDEA - Programa de Estudos Avançados (ECO/UFRJ) tem como metas teóricas a investigação histórica sobre os paradigmas organizadores da cultura contemporânea e a discussão sobre as transformações que marcam a passagem da modernidade para a atualidade nos planos das linguagens, subjetividades, regimes discursivos, novas tecnologias, ética e política.

É formado por pesquisadores de diversas procedências teóricas e iniciativas metodológicas que se reúnem para trabalhar temas aglutinadores da história, da cultura e da sociedade contemporâneas.

A partir das pesquisas realizadas, são elaborados periodicamente cursos, seminários e publicações. O IDEA atua tanto na pós-graduação quanto na graduação da ECO/UFRJ, além de contar com a participação de bolsistas e pesquisadores de outros departamentos e instituições.

Os professores que integram o núcleo permanente do IDEA são: Marcio Tavares d´Amaral (coordenação), Fernanda Bruno, Fernando Fragozo, Henrique Antoun, Luiz Alberto Oliveira, Mauricio Lissovsky e Paulo Vaz. O corpo de membros associados ao Programa é formado por: Ana Carolina Beer Simas, André Lázaro, Catarina Costa d´Amaral, Cristiane Azevedo, Paulo Blank e Ricardo Henriques.

Atualmente, há quatro Laboratórios vinculados ao IDEA: Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento (coordenado pelo professor Marcio Tavares d´Amaral e ao qual está associado o Projeto História Filosofia Religião: Interfaces); MediaLaB - Laboratório Experimental de Pesquisa em Mídias, Dispositivos e Métodos para a Produção e Divulgação de Conhecimento em Humanidades e Redes Sociotécnicas (coordenado pela professora Fernanda Bruno); Cibercult/CiberIDEA - Núcleo de Pesquisa em Tecnologias da Comunicação, Cultura e Subjetividades (coordenado pelo professor Henrique Antoun) e Laboratório sobre Risco, Mídia e Vítima Virtual (coordenado pelo professor Paulo Vaz).